A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul recebe a exposição “O vazio abarcado”, de Aline Moreno e Jeff Barbato. A abertura será no próximo dia 11, sábado, a partir das 14h, na Pinacoteca Municipal (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255, bairro Santa Paula). A mostra fica em cartaz de 13 de março a 7 de junho: visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A entrada é gratuita e livre para todas as idades.
A curadoria é do jornalista e poeta Jurandy Valença, diretor da biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. A atividade em São Caetano tem o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Pró-Memória. O projeto conta com recursos do ProAC – Programa de Ação Cultural São Paulo.
As obras expostas, em sua grande maioria, foram produzidas especificamente para a exposição, entre 2021 e 2022, com o objetivo de propor reflexões acerca do envolvimento dos artistas com as cidades de Campinas e de Sorocaba (SP). Para a edição em São Caetano, foram inseridos novos trabalhos, incluindo os exibidos nas paredes.
A pesquisa de Aline e de Jeff para o projeto passa por regiões geograficamente acidentadas, com elevações e de acentuada transição, ambas atravessadas pela linha férrea Sorocabana, considerada historicamente uma região de passagens, rasgos e transitoriedades. Aline tem o foco na criação e apropriação de paisagens e Jeff na criação de percursos a partir de fissuras, buracos, feridas e cicatrizes.
“Ambos discutem a representação da natureza, da paisagem por meio de operações poético-visuais que remetem à cartografia. Mas não aquela que entendemos como a representação geométrica plana, simplificada e convencional da superfície terrestre ou de parte dela. Eles, de certa maneira, exibem – cada um ao seu modo – um trompe l’oeil, expressão francesa e um recurso técnico-artístico empregado com a finalidade de criar uma ilusão de ótica”, afirma o curador Jurandy Valença.