A delegação de São Caetano do Sul contará com 102 atletas, que disputarão a 25ª edição dos JOMI (Jogos Estaduais da Melhor Idade), da 1ª região esportiva de São Paulo, que teve sua abertura nesta terça-feira (18), no Cenforpe (Centro de Formação de Professores) Ruth Cardoso, em São Bernardo do Campo.
Entre os dias 18 e 25 de abril, os esportistas de São Caetano participarão de 14 modalidades (atletismo, bocha, malha, buraco, coreografia, dança de salão, dama, xadrez, natação, vôlei adaptado, tênis, tênis de mesa, dominó e truco), tanto no masculino quanto no feminino. Ao todo, cerca de 2.000 pessoas, entre atletas, comissões técnicas e delegações de 25 municípios, incluindo os do ABC, estarão envolvidas na competição, que é voltada apenas a atletas acima de 60 anos.
A coordenadora da Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade), Lucila Lorenzini, falou sobre a participação de São Caetano nos jogos estaduais, antigo JORI (Jogos Regionais do Idoso). “A prática esportiva para a pessoa idosa favorece a qualidade de vida, a saúde física e mental, as relações interpessoais, a autoestima, a autonomia e a tomada de decisões, dentre outros fatores que se destacam nas interações estabelecidas entre os idosos e os aspectos ambientais onde estão inseridos”, resumiu Lucila.
Ainda de acordo com Lucila, a Comtid tem investido muito na participação dos moradores nos jogos municipais, intermunicipais e até estaduais. “Já estamos nos preparando para o 2º Jotiscs (Jogos da Terceira Idade de São Caetano do Sul).”