O município de São Bernardo será sede do tradicional Jogos da Melhor Idade (Jomi) 2023. Vinculado ao Governo do Estado, com apoio da Prefeitura, governada por Orlando Morando, o evento entra em sua 25ª edição (dentro da 1ª região esportiva de São Paulo), que ocorrerá entre os dias 17 e 23 de abril. A cidade irá receber cerca de 2.000 pessoas, entre atletas, comissões técnicas e delegações, para participação na competição, voltada apenas para competidores acima de 60 anos.
A equipe são-bernardense contará com 130 atletas no páreo. No total, 25 municípios estarão representados nesta etapa regional da disputa dos Jogos, incluindo cidades do Grande ABC, Região Metropolitana de São Paulo e Baixada Santista – a fase encaminha para a final estadual. A competição traz 14 modalidades, entre masculino e feminino. A lista envolve atletismo, bocha, malha, buraco, coreografia, dança de salão, dama, xadrez, natação, vôlei adaptado, tênis, tênis de mesa, dominó e truco.
“É uma satisfação para São Bernardo receber um grande evento como o Jomi, que movimenta, atrai e divulga a cidade. São Bernardo tem estrutura importante para organização do torneio, resgatando entre os objetivos valorizar e fomentar a prática esportiva como fator de promoção à saúde e bem-estar. A competição ainda favorece o desenvolvimento e estimula melhor convívio social entre atletas da melhor idade”, destacou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Alex Mognon.
A abertura oficial do Jomi 2023 em São Bernardo se dará em 18 de abril (terça-feira), às 14h, no auditório do Cenforpe (Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Planalto). Após o evento inaugural, a partir das 15h, já terá início a competição da modalidade de coreografia. O congresso técnico, por sua vez, vai acontecer um dia antes, 17 de abril, no Teatro Inezita Barroso (Rua Tiradentes, 1.845, Santa Terezinha).