Com a chegada de 1.200 doses do primeiro lote do imunizante da Pfizer contra a Covid-19 para crianças com idade entre 6 meses e 3 anos, a Prefeitura de São Bernardo iniciou, nesta quinta (17/11), a vacinação destinada a este público-alvo. A imunização, inicialmente voltada apenas às crianças com comorbidades, ocorre em todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sem necessidade de agendamento.
O prefeito Orlando Morando reforça a importância da ampliação da cobertura vacinal em todas as faixas etárias, especialmente com o aumento de novos casos de Covid-19 em todo País. “A primeira dose destinada a este público-alvo chegou em momento importante. Proteger a crianças contra esta doença é um dever dos pais e responsáveis. Também é fundamental estar em dia com as doses de reforço para impedir que novas variantes continuem circulando” alertou o chefe do Executivo.
O esquema vacinal de crianças a partir de 6 meses e menores de 3 anos de idade é realizado apenas com o imunizante da Pfizer de tampa vinho, o único liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para este público. Para a proteção, estão previstas três doses, com um intervalo de quatro semanas (28 dias) entre a primeira e a segunda e de oito semanas (56 dias) entre a segunda e a terceira.
SERVIÇO – As salas de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira nas 33 UBSs de São Bernardo. O fluxo de atendimento segue o expediente de cada unidade, sendo que 20 ferramentas atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). Nestes locais, a imunização acontece das 8h às 21h.