Oportunizar para o jovem reconhecimento da importância do trabalho para a transformação da sociedade e para a construção da sua identidade. Esse é um dos intuitos do curso de preparação para o mundo do trabalho realizado por meio de convênio firmado entre a Prefeitura de São Bernardo e o Senac a adolescentes da cidade que vivem em situação de vulnerabilidade e são assistidos pela Secretaria da Assistência Social. Na tarde desta quarta-feira (7/12), foi realizada a certificação deste primeiro grupo de formandos desse projeto-piloto, que envolveu, ao todo, 60 meninos e meninas com idade entre 14 e 17 anos.
Secretário da Assistência Social de São Bernardo, André Sicco explica que a iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas, mobilização, encaminhamentos e acompanhamento de adolescentes em situação de vulnerabilidade, risco social e/ou violação de direitos realizado pela Pasta. “Nosso propósito é que esse programa proporcione a formação profissional dos adolescentes vinculados à proteção social especial, possibilitando a inserção qualificada no mundo do trabalho. Ficamos muito felizes com esse projeto e espero que possamos ampliar”.
O programa piloto teve 100% das aulas ministradas na unidade Senac São Bernardo (Avenida Senador Vergueiro, 400), assim como toda metodologia, material pedagógico e equipe técnica oferecida pela instituição de ensino. O curso, denominado Preparação para o Mundo do Trabalho, teve carga horária de 244 horas, e foi realizado três vezes por semana, com início em 16 de maio e término em 30 de novembro. Foram matriculados 60 adolescentes, distribuídos em dois períodos, respeitando o contraturno do período escolar, com oferta de alimentação e transporte.