Referência na infraestrutura e grande organização de eventos esportivos, São Bernardo realizou neste domingo (23) o encerramento da 25ª edição dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) 2023, sediada no município desde o dia 17. Na classificação final da competição atrelada ao governo do Estado, a cidade anfitriã ficou com a segunda colocação, ao somar 188 pontos no total, atrás apenas de Praia Grande, que se sagrou campeã geral, alcançando 191 de pontuação. A terceira posição foi ocupada por Santo André, com 148 pontos.
Essa foi a primeira vez em que São Bernardo, que faz parte da 1ª Região de São Paulo, abrigou o Jomi, maior torneio de esportes do Estado para atletas com idade acima de 60 anos. Dez espaços esportivos do município receberam jogos. Com 14 modalidades e 26 cidades participantes, a competição reuniu 2.000 pessoas, sendo delas 1.800 atletas. A etapa – o Estado é subdividido em oito regiões – é classificatória à final estadual. Os campeões e vice de cada local disputam a fase decisiva, marcada para acontecer entre 26 de junho e 2 de julho, em São José do Rio Preto.
Durante a participação, São Bernardo se destacou, principalmente, nas modalidades de Atletismo (primeiro no masculino e feminino), natação, tênis (duplas), tênis de mesa, bocha, dança de salão, malha e coreografia, liderando a classificação final de 11 das 42 categorias dos Jogos – uma a mais, inclusive, que Praia Grande.
“O saldo do Jomi é extremamente positivo. São Bernardo sediou o evento com a satisfação de entregar o melhor em termos de estrutura. Muito além do resultado, a competição promove, na prática, a ampliação da qualidade de vida e envelhecimento saudável, além de reforçar a participação em atividades de integração social”, destacou o prefeito Orlando Morando.