O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de São Bernardo conquistou, no início do mês, o 1º lugar no I Simpósio Internacional de Atenção Domiciliar (SinAD). A experiência vitoriosa do Serviço de Atenção Domiciliar dada ao município foi considerada a melhor na classificação da elegibilidade do paciente, trajetória e alta qualificação
O prêmio máximo foi observado ao trabalho após análise de cinco eixos propostos e apresentados no SinAD, com o tema: “Construção do Instrumento de Classificação Única Multiprofissional (ICUM) como direcionador do Plano Terapêutico Singular”, que mostrou o paciente centrado no cuidado e nas iniciativas de implementação que auxiliam a migração do nível de atenção (Atenção Domiciliar – AD 3 à AD1) com o objetivo de um melhor prognóstico; promoção da alta segura e qualificada entre os Serviços da Rede de Atenção à Saúde municipal.
Segundo o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, o paciente é quem sente os efeitos positivos do protocolo implantado pela equipe do SAD, que trabalha em melhor concordância com as necessidades de cada um dos assistidos. “Para o município o efeito também é benéfico, porque não houve necessidade de investir recursos diretos neste projeto, a não pela criação de um documento, que é auto explicativo, preenchido e acessado via sistema”, explicou.
SOBRE O SAD – O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) tem como objetivo reduzir a demanda por atendimento hospitalar e (ou) o período de internação, humanizar a atenção no cuidado ao paciente, a destituição e a ampliação da autonomia dos usuários. Trata-se de um serviço que abrange ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças, além de reabilitação, todas prestadas em domicílio e por uma Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD). A EMAP integra a rede de atenção à saúde e compõe o departamento de Atenção Hospitalar e Urgência e Emergência (DAHUE).