A Secretaria de Saúde de Santo André iniciou nesta última segunda-feira (12) reforma e melhoras estruturais na Gerência de Controle de Zoonoses (GCZ), que fica na Rua Igarapava, 239, na Vila Valparaíso. Durante a obra, que deve durar dois meses, serão refeitos os pisos dos espaços onde ficam os animais, além da reforma completa das paredes e da reestruturação do telhado. Os trabalhos serão executados pelas equipes de manutenção da própria Prefeitura.
O piso onde ficam os cachorros receberá tratamento contra infiltrações e depois será refeito o contrapiso para aumentar a segurança dos animais e dos trabalhadores da ferramenta. Todas as paredes que apresentam algum tipo de fissura serão reformadas, assim como o telhado, que passará por inspeção para eliminar possíveis rachaduras ou vazamentos. O equipamento também receberá nova pintura.
O diretor do Departamento de Vigilância à Saúde de Santo André, César Rangel Gusmão, acompanhou o início das obras nesta segunda. “Vai ser bastante significativo para nós essa reforma na unidade. Queremos deixar os espaços cada vez melhores tanto para os animais que acolhemos como para as pessoas que trabalham no equipamento”, destaca o diretor, lembrando que outras intervenções importantes, como a separação dos cachorros segundo a condição de saúde, já vêm sendo realizadas com a abertura de um espaço anexo ao canil principal.
A Gerência de Controle de Zoonoses mantém animais resgatados com justificativa epidemiológica. Alguns já passaram por avaliação e estão disponíveis para adoção nas feiras “Eu amo, eu adoto”, realizadas frequentemente no Parque Central.