Santo André foi a cidade do ABC que mais gerou empregos em maio deste ano, respondendo por 60% dos postos de trabalho criados na região, de acordo com o levantamento mensal realizado pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho, divulgado nesta quinta-feira (29).
Do saldo (quantidade de contratações menos demissões) de 1.404 oportunidades geradas no ABC em maio, 845 foram criadas em Santo André.
No acumulado do ano o município também apresenta o melhor saldo da região. Dos 6.994 empregos formais efetivados nas sete cidades entre janeiro e maio, 2.042 foram gerados em Santo André, o que representa pouco mais de 29% do total do ABC.
Em uma análise focada no desempenho do município, o resultado apresentado pela cidade no mês de maio (845 vagas) foi o segundo melhor do ano, de acordo com a série ajustada do Caged, ficando atrás apenas do mês de abril, quando o município registrou saldo positivo de 1.080 postos de trabalho formais.
O setor de serviços, que já vem apresentando bom desempenho desde o início de 2023, foi o principal responsável pelo saldo positivo do mês de maio deste ano, já que responde pela criação de 416 postos de trabalho. Ao analisar o desempenho anual dos setores, o Caged verificou que de janeiro a maio deste ano as empresas de serviços criaram 1.289 empregos com carteira assinada em Santo André.
Em segundo lugar como setor que mais gerou oportunidades no município em maio, ficou o segmento da construção civil, que registrou saldo positivo de 167 vagas, seguido pela indústria, que efetivou 135 postos de trabalho e pelo comércio, com saldo positivo de 127 empregos.
Comparação anual e desaquecimento – De acordo com o Caged, foram criadas 1,103 milhão de vagas em todo o país entre janeiro e maio de 2022. No mesmo período deste ano, foram gerados 865 mil postos de trabalho.
Os números mostram uma desaceleração do ritmo de contratações em nível nacional, fruto da baixa atividade econômica.