Santo André está entre as 20 cidades mais favoráveis ao empreendedorismo no Brasil. O município teve destaque pelo segundo ano consecutivo no ranking composto pelos resultados do Índice de Cidades Empreendedoras, realizado anualmente pela Escola Nacional de Educação Pública (Enap), em parceria com a organização sem fins lucrativos dedicada à aceleração de empresas Endeavor. O município ficou na 19 ª posição do ranking.
O levantamento analisa as condições que as 101 maiores cidades do país proporcionam à atividade empreendedora. O índice tem como foco os municípios porque são o ponto de partida para o desenvolvimento dos empreendedores e também porque a administração pública tem o poder de atuar de forma determinante sobre os problemas que afetam o empreendedorismo.
A determinante que mede o capital humano disponível na cidade, ou seja, profissionais capacitados, mão de obra qualificada, foi onde Santo André teve maior destaque no levantamento, ficando entre os dez municípios com melhor desempenho. A cidade ficou ainda entre os vinte municípios com melhor mercado e ficou na 21º posição na determinante infraestrutura. Com relação ao ambiente regulatório, Santo André ficou em 27º lugar.
“O bom resultado que novamente estamos obtendo neste índice que analisa o desempenho do empreendedorismo em grandes cidades de todo Brasil mostra o sucesso do trabalho que vem sendo realizado com base em três pilares fundamentais: a melhoria do ambiente de negócios, a competitividade das empresas e o fomento à qualificação e à inovação”, destaca o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.
Ações – Entre as iniciativas em andamento em Santo André para possibilitar um ambiente favorável ao empreendedorismo, está a criação do programa “Mais Crédito Empreendedor”, um portal que traz um leque de oportunidades de linhas de crédito disponibilizadas por entidades públicas e privadas e também pelo Banco do Povo.