Santo André está apta a receber sinal de internet 5G a partir de 1º de janeiro de 2023. A cidade está dentro do pacote de 20 municípios com mais de 500 mil habitantes liberados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para que as prestadoras passem a oferecer o sinal da internet móvel de 5ª geração.
A cidade foi uma das primeiras do Brasil a se preparar para a chegada da nova tecnologia com a aprovação, há cerca de dois anos, da lei 10.274/2019, que gerou um ambiente favorável para a instalação de infraestrutura necessária voltada à implementação do 5G, o que pode agilizar o processo de início de funcionamento da tecnologia no município.
“Essa expansão da rede vai trazer benefícios e transformar a vida de milhões de brasileiros. Nós, aqui em Santo André, estamos cuidando deste tema desde 2019, quando alteramos a nossa legislação sobre instalação de antenas. Uma legislação que, inclusive, já se tornou referência nacional. Agora estamos colhendo os bons frutos de termos nos antecipado para superar os desafios que viriam durante o processo de instalação do 5G”, destacou o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.
A decisão foi divulgada pela Anatel na última quarta-feira (14). Na ocasião, o órgão autorizou também as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz, a faixa de atuação do 5G, a solicitar o licenciamento de estações do 5G em 15 cidades, sendo seis delas com mais de 500 mil habitantes, já a partir da última quinta-feira (15).
A liberação da Anatel antecipa em cerca de dois anos e meio o prazo para a chegada da nova tecnologia no município, já que a estimativa do órgão, no momento do leilão de lotes da frequência 5G, em novembro de 2021, era de que cidades com mais de 500 mil habitantes como Santo André poderiam estar aptos a receber o 5G até 31 de julho de 2025.