Fonte: Paola Zanei/ Fotos: Helber Aggio/PSA.
Ser uma vitrine para os produtos e serviços de microeempreendedores de Santo André. Esse é o objetivo do Encontre MEI, um portal desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego. A iniciativa visa conectar potenciais clientes e empreendedores dos mais diversos segmentos, como de saúde, beleza, comércio e pets, entre outros.
Microempreendedores interessados em participar podem acessar o portal, onde encontrarão o passo a passo de como se cadastrar. A plataforma também pode ser acessada por quem procura por produtos ou por serviços. O endereço é acesse.santoandre.br/encontremei.
“Santo André conta hoje com mais de 106 mil CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ativos na cidade e boa parte desse número é MEI (Microempreendedor Individual). Esse montante tão expressivo tornou natural e urgente a criação de um mecanismo que pudesse promover, e consequentemente desenvolver, os microempreendedores da cidade”, disse o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.
O MEI é um modelo empresarial simplificado, com limite de faturamento anual de R$ 81 mil, criado para facilitar a formalização de quem trabalha de forma autônoma. Ao se formalizar como MEI, o empreendedor passa a ter um CNPJ próprio, pode emitir notas fiscais e ter acesso a benefícios de previdência social. O Encontre MEI é exclusivo para empreendedores que atuam nesse sistema de trabalho.
Caso o empreendedor ainda não seja MEI e tenha interesse em se formalizar, basta entrar em contato com a Sala do Empreendedor, que fica no Térreo 1 (do estacionamento) do prédio do Executivo. O atendimento é mediante agendamento que pode ser feito no site da Prefeitura, no Portal do Cidadão, no ícone agendamento.
Para facilitar a procura do cliente, os empreendedores estão distribuídos por área de atuação: alimentação; artísticos, criativos e eventos; automotores; comércios diversos; comunicação, publicidade e impressão; educação; fabricação de produtos diversos; informática e eletrônicos; móveis e decoração; pets; saúde e beleza; serviços de instalação, manutenção e reparos diversos; serviços de obra e reparação; serviços de transporte, têxtil, confecções, calçados e acessórios; turismo e outros.
Todas as empresas cadastradas têm uma apresentação com imagem e uma descrição objetiva sobre seus produtos os serviços.