As obras de recuperação estrutural do Viaduto Presidente Castelo Branco, em Santo André, avançaram para a parte superior do complexo, que liga a Avenida Prestes Maia à Avenida dos Estados e ao bairro Santa Teresinha. Esta fase da intervenção tem como objetivo garantir que a estrutura comporte o aumento no volume de tráfego após a entrega do conjunto de pontes e viadutos que vai compor o Complexo Viário Santa Teresinha.
“Esta é, certamente, a maior obra viária da cidade. O Viaduto Castelo Branco está sendo completamente recuperado para resolver um problema histórico da nossa cidade. Estamos trabalhando neste momento no trecho da Avenida Prestes Maia que vai até a alça de acesso da Avenida dos Estados. Com a execução de todo o pacote de intervenções que estamos realizando, com o reforço estrutural, as novas pontes que serão construídas, passarelas e pontes, vamos promover uma remodelação completa no sistema viário”, destacou o prefeito Paulo Serra, que realizou vistoria na obra nesta terça-feira (24).
O trabalho de identificação das avarias do Viaduto Presidente Castelo Branco é complexo e exige atenção redobrada em relação às lajes do viaduto. A intervenção começa com a identificação de fissuras e irregularidades, além de tratamento com concreto e armação novas. Na parte superior é realizada a fresagem e identificação das falhas mais severas. O trabalho está atualmente na fase de demolição e recuperação das lajes superiores.
Intervenções – As obras do Complexo Santa Teresinha são divididas em fases e têm o intuito de eliminar cruzamentos da Avenida dos Estados com a saída do Viaduto Presidente Castelo Branco e a travessia do Rio Tamanduateí. Com a criação das novas alças elevadas será possível reduzir o número de cruzamentos em nível e melhorar a fluidez dos motoristas que trafegam nos dois sentidos do Viaduto Castelo Branco para acessar o primeiro e segundo subdistritos.