A Sabina – Escola Parque do Conhecimento preparou uma programação especial para este sábado, dia 8 de abril, data em que Santo André completa 470 anos.
Em comemoração ao aniversário, a partir das 9h30, serão revelados os nomes escolhidos pelo público para os filhotes de pinguins da Sabina. No pinguinário, os visitantes encontrarão um painel com as fotos e nomes de cada pinguim. O resultado da votação também será divulgado através das redes sociais e do site do local.
O planetário da Sabina também realizará uma homenagem à cidade apresentando a sessão “Estrelas sobre Santo André: celebração de seus 470 anos”. Às 16h, os visitantes poderão apreciar o céu noturno andreense explorando estrelas, planetas e constelações visíveis nesta data especial.
E, para completar, o planetário irá proporcionar uma viagem no tempo, mais precisamente para o céu do dia 8 de abril de 1553, data que marca a transformação da região em vila. Neste momento será possível contemplar o espaço noturno sem poluição química e luminosa possibilitando a observação de objetos de céu profundo como a Via Láctea, galáxias e nebulosas.
O Festival de Sessões no Planetário Johannes Kepler, que trará ainda outras três sessões no dia: às 11h será apresentado “Kaluoka’Hina: O Recife Encantado”; às 13h é a vez da sessão “Dois pedacinhos de vidro”; e às 14h30 acontece a estreia de “As Viajantes”.
Às 14h20 do sábado, na área externa da Sabina, haverá o lançamento de um foguete pressurizado. A equipe da Sabina fará um lançamento do objeto com uma base que permite sua pressurização. Seja a ar ou a água, tudo dependerá do quanto de emoção for compartilhada pelos visitantes. O lançamento do foguete será acompanhado de explicações dos fenômenos envolvidos.