Tradicional iniciativa da Prefeitura de São Bernardo, o Bloco da Prevenção retoma suas atividades neste sábado (11), das 9h às 12h, com o intuito de conscientizar os foliões sobre a importância da prevenção e o combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), especialmente, durante o Carnaval. A realização e organização do evento são da secretaria de Saúde, como parte do calendário de ações do Programa Municipal de IST.
Cerca de mil pessoas são esperadas na Rua Marechal Deodoro, com concentração na Praça Lauro Gomes e dispersão na Praça Santa Filomena. Os participantes vão alertar a população sobre o tema, distribuindo preservativos e despertando a consciência sobre a diversão com proteção.
Segundo o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, esta é uma época em que os índices destas infecções acabam aumentando no município e no Brasil. “Ficamos muito focados nos últimos tempos no combate à Covid-19, mas não podemos deixar de nos preocupar com as ISTs, cujos casos aumentam de acordo com o calendário das festividades. Portanto, é fundamental estarmos protegidos contra o vírus”, reforçou.
COMBATE ÀS ARBOVIROSES – Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), especialmente do combate às arboviroses, complementam as ações com distribuição de orientações sobre as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti e sobre como preveni-las. “A dengue costuma aumentar também nesta época de verão, com bastante chuva, o que pode gerar água parada e proliferação do mosquito transmissor”, acrescenta o secretário.
ITINERÁRIO – A participação no evento é gratuita e contará com carro de som, marchinhas e uma bateria de escola de samba, que embalará todos os que estiverem presentes, despertando a consciência sobre o tema e embalando o pré-carnaval. O bloco percorrerá a Rua Marechal Deodoro, com concentração às 9h na Praça Lauro Gomes, desfile a partir das 10h e chegada na Praça Santa Filomena, entre 11h e 12h.