Um adeus à eterna majestade. Morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos, no castelo de Balmoral, na Escócia, a Rainha Elizabeth ll, a mais duradoura monarca britânica da história, que passou 70 anos no trono, atravessou crises, guerras e virou ícone pop. O anúncio de seu falecimento foi feito pelos canais oficiais da família real.
O site da EcoTV separou algumas declarações de personalidades em homenagem a Rainha
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em sua rede social que “A Rainha Elizabeth II testemunhou e participou dos grandes eventos e processos históricos dos últimos 80 anos. Marcou era como Chefe de Estado, reinando em convivência com primeiros-ministros de diferentes linhas ideológicas. Minhas condolências à família e a todos que admiravam a Rainha Elizabeth II no Reino Unido e ao redor do mundo”
Já o presidente Jair Bolsonaro disse que “É com grande pesar e comoção que o Brasil recebe a notícia do falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, uma mulher extraordinária e singular, cujo exemplo de liderança, de humildade e de amor à pátria seguirá inspirando a nós e ao mundo inteiro até o fim dos tempos. Que Deus a receba em sua infinita bondade e conforte sua família e o povo britânico. Nesta data triste para o mundo, decretamos três dias de luto oficial e convidamos todo o povo brasileiro a prestar homenagens à Rainha Elizabeth II. ”
O rei do futebol, Pelé declarou: “Sou um grande admirador da Rainha Elizabeth II desde a primeira vez que a vi pessoalmente, em 1968, quando ela veio ao Brasil testemunhar nosso amor pelo futebol e conheceu a magia do Maracanã lotado. Alguns anos depois, generosamente ela me condecorou com a Ordem do Império Britânico, a mais alta honraria do país. Seus feitos marcaram gerações. Este legado durará para sempre. Neste dia triste, compartilho essa memória com todos vocês e envio a minha mensagem de carinho e minhas preces para a família real britânica e a todos amigos do Reino Unido”.
Vocalista da consagrada banda Rolling Stones, Mick Jagger afirmou: “Durante toda a minha vida Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II sempre esteve lá. Na minha infância, lembro-me de ver os destaques do casamento dela na TV. Lembro-me dela como uma linda jovem, para a tão amada avó da nação. Minhas mais sinceras condolências estão com a família real”.
Por fim, o cantor inglês Elton John, condecorado cavaleiro da Ordem do Império Britânico em 1998, escreveu em publicação nas redes sociais “Como o restante da nação, fiquei profundamente triste ao saber da notícia da morte da Rainha Elizabeth. Ela era uma presença inspiradora, e guiou o país por alguns dos nossos melhores e piores momentos com graça, decência e um afeto genuíno. A Rainha Elizabeth foi uma parte enorme da minha vida desde a infância até hoje, e eu sentirei muito a sua falta”.