Com foco na eficiência energética e em garantir maior segurança no município, a Prefeitura de São Bernardo, governada por Orlando Morando, vai expandir o programa Mais Luz, que trata de modernização do parque de iluminação pública, para 94 vias na região do Rudge Ramos. A iniciativa irá atingir a Vila Mussolini, Vila Vivaldi e Vila Caminho do Mar. Serão 16,4 quilômetros de extensão agraciados pelo novo sistema de LED, em substituição aos pontos com lâmpada de vapor de sódio.
O investimento com a medida será no valor de R$ 2 milhões. O pacote impactará a modernização de 1.019 luminárias da região. Entre as vias beneficiadas estão a Avenida Vivaldi, Rua Brasil, Rua Itaguassu, Rua Tietê, Rua Pirapitingui, Rua Itaim, Rua Rio Feio, Rua Votorantim, Rua dos Meninos, Rua Dourados, Rua Itaim e Rua Tibiriçá. O anúncio de avanço do programa foi acompanhado pelo secretário municipal de Obras e Planejamento Estratégico, Luciano Eber.
“A troca por LED consome menos energia, barateia a conta e dá maior claridade. Infelizmente, antes da nossa gestão, não tínhamos esse sistema em São Bernardo. Agora, estamos chegando com o Mais Luz em metade da cidade. O começo das intervenções é imediato, logo com o anúncio. Isso é resultado de trabalho, deixando o município mais claro, consequentemente, mais seguro e com maior economia, respeitando o dinheiro público”, destacou o prefeito Orlando Morando.
A operação desta etapa do projeto será concluída no “prazo de cinco dias”, segundo o secretário Luciano Eber. O sistema ainda utiliza tecnologia sustentável, por não usar metais pesados, e gera diminuição imediata na manutenção das luminárias – garantia de 10 anos. O investimento atinge a quantia de R$ 40,43 milhões no total, incluindo todas as fases do programa.