O Programa Esportivo Comunitário (PEC) da Prefeitura de São Caetano do Sul está com inscrições abertas para novos alunos que farão atividades físicas nos 16 Centros Esportivos do município. Desde o início da atividade (1987), o PEC já recebeu mais de 120 mil pessoas, sendo cerca de 8 mil moradores atendidos mensalmente pelo programa.
Ao todo, são 32 modalidades oferecidas aos moradores: alongamento, atletismo, basquete, badminton, boxe, condicionamento físico, corrida, futebol, futsal, iniciação esportiva, ginástica, ginástica 3ª Idade, ginástica artística, ginástica funcional, ginástica rítmica, handebol, jiu jitsu, judô, karatê, musculação, natação, patinação, pilates, ritmos, taekwondo, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei, vôlei adaptado, muay thai e karatê shidokan.
O secretário da SELJ (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude), Mauro Chekin, tem no PEC o carro-chefe do Esporte em São Caetano. “O programa em si é um grande incentivo aos moradores, no sentido de realizar atividades físicas, tanto para crianças quanto adultos e até mesmo à Terceira Idade. A atividade esportiva é de extrema importância para o ser humano, pois o esporte traz saúde e é através da saúde que temos uma vida melhor, com mais qualidade”, destacou Chekin.
Para se inscrever, o morador deve procurar o Centro Esportivo mais próximo da sua residência, portando os documentos pessoais e comprovante de residência. Essas atividades são oferecidas para crianças a partir dos 5 anos até adultos de 65 anos. Porém, essas idades variam de modalidade para modalidade, em virtude da especificidade da mesma, o que não torna uma regra geral para todas.
No momento da matrícula, o cidadão deverá responder o Par-Q (documento inicial pré-atestado), e caso tenha algum problema, deverá ser apresentado um atestado médico liberando o mesmo para a atividade em questão.