Quem já se imaginou estando num local à noite, quando as portas se fecham para as centenas de pessoas que andam por lá diariamente? Para um grupo de professores da rede municipal de ensino de Santo André, a partir da experiência “Uma noite na Sabina”, isso foi possível. A atividade realizada nesta terça-feira (25) foi uma homenagem da Secretaria de Educação de Santo André em comemoração ao Dia do Professor, celebrado neste mês de outubro.
A visita noturna à Sabina contou com um roteiro especial. Os docentes foram recebidos na Roupa de Gaia (globo terrestre) e foram levados para o saguão de entrada da Sabrina para um bate-papo com o simpático robô BIT.
Na sequência, puderam visitar os demais espaços da Sabina, como a Sala da Vida, ambiente que conta com o setor de paleontologia. Além de interagir com os simpáticos pinguins-de-magalhães, depois de um período em revigoração, os visitantes puderam ver as réplicas de dinossauros, os tanques arqueológicos, expositores e fósseis, por exemplo.
No piso da Ciência e Tecnologia os homenageados da noite conferiram experimentos de óptica, mecânica, termodinâmica, eletricidade e magnetismo, entre outros. Mais especificamente no setor dos microscópios, os professores fizeram uma observação de seres e estruturas microscópicas que não são convencionais nas ações da Sabina – os tardígrados, microrganismos conhecidos como extremófilos.
O Núcleo de Observação do Céu (NOC) e o Planetário e Cinedome Johannes Kepler também foram um espetáculo à parte na atividade especial.
No Planetário, os professores fizeram o reconhecimento do céu noturno e participaram de uma dinâmica na sala. Na ocasião, utilizaram binóculos para observar objetos astronômicos em uma esfera celeste com mais de 6 mil estrelas.
No espaço do NOC, vivenciaram o contato com telescópios noturnos para ver o céu e puderam ver os planetas Júpiter e Saturno, que estavam acima do horizonte leste.