Planejamento prevê troca de toda iluminação pública andreense para lâmpadas de LED até 2024
A Prefeitura de Santo André dá sequência ao processo de modernização e melhoria da eficiência dos pontos de iluminação da cidade e, por meio do programa Banho de Luz, prevê aceleração das obras até o fim deste ano. O planejamento vislumbra a troca de 27.176 luminárias entre o segundo semestre de 2022 e o fim de 2024. O objetivo da administração é economizar 52% em consumo de energia, o equivalente a 842,2 MW/mês.
Estão previstas 6.092 trocas no segundo semestre de 2022, 10.100 em 2023 e, por fim, 10.984 em 2024, alcançando 53 mil pontos no município, que estão distribuídos em aproximadamente 1,3 mil quilômetros de vias. Até o momento, cerca de 50% das luminárias da cidade já passaram pelo processo de atualização.
“A gente continua fazendo a troca de tecnologia da iluminação pública, da convencional para o LED, com nosso compromisso de levar o Banho de Luz para todas as regiões da cidade. É uma renovação, uma modernização do nosso parque de iluminação pública, com tecnologia que consome menos energia, dá menos custo e proporciona muito mais iluminação, com menos manutenção”, afirma o prefeito Paulo Serra, que realizou vistoria nesta semana na Vila Palmares.
O programa Banho de Luz, criado em 2014 e retomado em 2017 pela atual administração, já investiu R$ 68,8 milhões com a modernização da iluminação pública. Foram adquiridos equipamentos que proporcionaram melhora no desempenho energético e aumento da luminosidade. A previsão é que sejam investidos, até o fim do processo, R$ 98 milhões.
Planejamento – Os próximos bairros contemplados pelo Banho de Luz serão Vila Palmares, Vila Sacadura Cabral, Vila Aquilino, Jardim Utinga, Jardim das Maravilhas, Vila Lucinda, Parque Oratório, Jardim Santo Antônio, Vila Matarazzo, Jardim Teles de Menezes, Vila Luzita, Jardim Irene, Jardim Guarará, Jardim Santa Cristina, Cata Preta e Vila Rica.