Nesta quarta-feira (14), o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, realizou evento de lançamento do maior programa de educação digital da história da cidade: o EducaTech. “É, seguramente, um dos mais importantes programas de tecnologia educacional do País. Um marco para a nossa cidade”, destacou.
A iniciativa envolve a compra de equipamentos e softwares para todas as escolas da rede municipal de ensino, além de um processo de formação continuo de educadores no uso das tecnologias disponíveis.
Foram adquiridos 8.240 chromebooks para todas as instituições e equipes gestoras da rede pública. Destes, 6.240 serão utilizados pelos alunos em sala de aula e 2.000 pelos professores, que poderão levar o aparelho para casa, algo inédito. Pela primeira vez, as escolas da Educação Infantil também receberão os dispositivos para as atividades pedagógicas. A ação é pioneira na educação municipal da região.
“Na Educação Infantil será utilizado o modelo touchscreen, que permite a interação direta por meio de toques na tela. E quando dobrado, ele se transforma em um tablet, facilitando o manuseio. Para o Ensino Fundamental e Médio, foi adquirido o modelo clamshell, com teclado”, informou Luiz Cruz, diretor do Cedigi (Centro de Pesquisa, Formação e Inclusão Digital).
Também foram adquiridas lousas digitais para todas as escolas de Educação Infantil do município e todas as salas de aula das unidades de Ensino Fundamental e Médio, totalizando 466 equipamentos no total.
SOFTWARES
Além da aquisição de ferramentas, a Prefeitura também adquiriu recursos para aprendizagem e gestão escolar.
Para a administração, será utilizado o sistema de gerenciamento Gier, que permite administrar as unidades escolares, otimizar os processos administrativos e melhorar a comunicação entre os membros da comunidade escolar. Através desse método, é possível controlar as rotinas administrativas e pedagógicas: inscrições, matrículas, transferências e controle de professores e alunos, além de controle de frequências, notas e desempenho escolar.