A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica até esta sexta-feira (3) os trabalhos de combate às arboviroses, com mutirões pelos bairros do município. A força-tarefa teve início nesta segunda-feira (27), dentro da programação da Semana de Mobilização contra a Dengue. Os mutirões contemplam visitas a moradias, estabelecimentos comerciais e indústrias, além de vias e praças públicas, com intuito de identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito.
“Os mutirões são programados para períodos de maior propensão ao mosquito transmissor, mas realizamos vistorias contínuas, em diferentes pontos da cidade, ao longo de todo o ano. Por isso, reforçamos a importância de a população permitir a entrada dos profissionais do CCZ nos locais, pois essa atividade é preventiva e contribui para a saúde de todos. As equipes estão identificadas e são ágeis nesse trabalho in loco”, ressaltou Dr. Geraldo Reple Sobrinho, secretário de Saúde de São Bernardo.
São nove equipes do CCZ, com destaque do apoio de cada UBS de referência na área a ser visitada. Agentes do CCZ e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) somam esforços e estratégias para combater o mosquito e, em caso de suspeita de infectados, direcionam a pessoa à unidade de saúde mais próxima. Esta edição do mutirão passará pelas regiões do Centro, Taboão, Paulicéia, Montanhão, Alves Dias, Orquídeas, Demarchi, Batistini, Riacho Grande, seguindo também ao Pós-Balsa.
Além do constante trabalho das equipes de saúde contra a dengue, chikungunya e a zika, é importante que a população faça sua parte, não permitindo o acúmulo de água e outros possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Para isso, coloque areia nos vasos de plantas, guarde pneus em locais cobertos, tampe bem a caixa-d´água, deixe garrafas viradas para baixo, limpe as calhas e tampe lixeiras e amarre os sacos de lixo.