A Prefeitura de São Bernardo preparou programação especial para celebrar o Mês da Consciência Negra. O cronograma, que será realizado até a primeira semana de dezembro, conta com exposições, rodas de apresentações musicais, de maracatu e de congada, manifestações artísticas, feira de economia criativa e encontro permanente. O destaque fica para a grande festa, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de novembro (sábado e domingo), das 10h às 17h, na Rua Dr. Flaquer, no Centro (em frente à Biblioteca Monteiro Lobato), que será fechada para trânsito.
Tradicional palco da Virada Cultural de São Bernardo, a Rua Dr. Flaquer receberá grande evento nos dias 26 e 27 de novembro, com feira de economia criativa, e que contará, no sábado, com a roda de samba da banda Tivisambar, com manifestação artística do artista Denis Pinho. No domingo, haverá apresentações de maracatu e congada, além do coletivo Afroescola, que terá uma oficina de jogos de tabuleiros africanos, destinada para pessoas a partir de 12 anos.
Também serão abertas duas exposições que estarão no interior da biblioteca Monteiro Lobato: a “Negras que nos habitam”, de Joyce Fesan, que tem o objetivo de transformar o olhar sobre a mulher negra brasileira, e “Terras de Pretos e Encantados”, mostra fotográfica de Ricardo Teles, que retrata o cotidiano de quilombos e festas religiosas afro-brasileiras. Haverá atividades na biblioteca, no dia 26 de novembro, às 11h em alusão à data com o clube de leitura “Ando Lendo”, com a obra “O Órfão Famoso”, de Elisa Lucinda.
O espaço também recebe, em 3 de dezembro, o Encontro do FORPED (Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do ABCDMRR Carolina Maria de Jesus), a partir das 10h. Será discutida “A importância da Literatura Negra para a efetividade da educação das relações étnico-raciais no ambiente escolar” com Benedita Lopes, Thiago Pestana, Jacira Capella.