No mês de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, denominado de Maio Laranja, a Prefeitura de São Bernardo reforça ação contínua para o atendimento de pacientes que passaram por situação de violência sexual. Por meio do Programa de Atenção às Vítimas de Violência e Abuso Sexual (Pavas), a rede municipal de saúde presta atendimento 24h para crianças, adolescentes e adultos, de ambos os sexos, vítimas de abuso.
O primeiro acolhimento à vítima é realizado pelo Hospital Municipal Universitário (HMU), localizado na Avenida Bispo César Dacorso Filho, 161, no bairro Rudge Ramos, por livre demanda, 24h por dia. Após o primeiro atendimento, a continuidade do tratamento ambulatorial é realizada no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), situado no Hospital da Mulher (Alameda Princesa Isabel, 41, Nova Petrópolis).
No local, as vítimas são acolhidas por uma equipe multiprofissional, composta por clínicos gerais, médicos ginecologistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, entre outros. Os pacientes recebem todo o suporte clínico e psicológico necessário para superar o trauma e voltar a ter uma rotina normal.
Para o prefeito Orlando Morando, trazer o tema à tona neste mês, marcado pela alusão ao Maio Laranja, fortalece o compromisso do município em conscientizar e alertar a população a buscar apoio e denunciar. “É importante que a população participe e fique sempre atenta a situações de abuso e exploração, e principalmente, denuncie”, afirmou.