Começou nesta segunda-feira (27) mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 em São Bernardo. A aplicação do imunizante bivalente da Pfizer contra a doença está disponível nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) a partir de hoje para idosos com 80 anos ou mais e imunossuprimidos a partir de 12 anos, em livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento prévio.
A vacina bivalente da Pfizer protege contra o vírus original e outras cepas da doença que surgiram posteriormente, como a Ômicron e suas subvariantes, e deve ser administrada somente nas pessoas que tomaram pelo menos duas doses dos imunizantes monovalentes e com intervalo da segunda dose de, pelo menos, quatro meses.
Segundo o prefeito Orlando Morando, o município segue com a vacinação disponível em livre demanda das vacinas monovalentes e irá ampliar a imunização da bivalente assim que novos lotes forem entregues. “Todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm disponibilidade da vacina Coronavac, Pfizer Adulto, Pediátrica e Baby para que as pessoas completem os ciclos vacinais antes de receberem essa nova dose de reforço”, afirmou.
SERVIÇO – A vacinação ocorre em todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As salas de imunização funcionam de segunda a sexta-feira. O fluxo de atendimento segue o expediente de cada unidade, sendo que 20 ferramentas atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h.