A Prefeitura de São Bernardo, na gestão do prefeito Orlando Morando, vai pagar diária especial para os profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM) como medida de reforço ao plano de segurança presencial nas escolas da rede da cidade. Denominado DESE (Diária Especial de Segurança Escolar), o projeto foi contemplado e aprovado pela Câmara Municipal na sessão ordinária desta quarta-feira (19), recebendo 22 votos favoráveis e nenhum contrário, passando a vigorar de forma imediata.
Popularmente chamado de bico oficial, o DESE de São Bernardo vai garantir um rendimento líquido de até R$ 3.165 por mês para o GCM (permitindo o máximo de dez plantões de 12 horas por mês a cada profissional), além de assegurar a presença de agente nas unidades escolares da rede municipal. No caso das 45 creches conveniadas, as mesmas poderão contratar vigilantes.
“Medida emergencial e extremamente necessária para viabilizarmos cada vez mais segurança aos nossos alunos e todos os profissionais da Educação em meio a um período de intranquilidade. É mais uma ação preventiva e de cuidado”, destacou o prefeito Orlando Morando.
A princípio, o novo plano poderá ser realizado pelos guardas que estejam aptos para o uso do uniforme, equipamentos de proteção e armamento. O texto original também disserta que não incidirão tributos aos valores recebidos pelos GCMs, sendo que o investimento será de até R$ 9,8 milhões por ano.
“Para o profissional da Guarda, o recurso estabelecido pelo plano será muito importante. Além disso, esses profissionais já estão familiarizados com a rotina de segurança nas unidades escolares e suas regiões”, afirmou o secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Coronel Carlos Alberto dos Santos.