Com o objetivo de melhorar o abastecimento de água no município, a Prefeitura de São Bernardo, administrada por Orlando Morando, deu andamento as obras de implantação de nova rede de adutoras e instalação da interligação de poço artesiano, com 250 metros de profundidade, para reforçar o fornecimento no bairro Santa Cruz, região do Pós-Balsa – local que fica a 35 quilômetros do Centro. A ação efetiva se dará em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
As intervenções compreendem, no total, a 1,2 quilômetro de adutoras – essas obras físicas foram licitadas pela companhia e já possuem as licenças ambientais necessárias para sua construção. A iniciativa vai contar com investimento no valor de R$ 2,5 milhões. A conclusão das ações no sistema está prevista para ocorrer em dezembro deste ano – prazo aproximado de 210 dias -, o que regularizará a situação de abastecimento no distrito, beneficiando população estimada de 3,6 mil moradores.
“Viemos aqui para o Santa Cruz para anunciar o término de um problema crônico. Muitas residências do bairro, infelizmente, ainda eram abastecidas de forma complementar com caminhão-pipa, situação inimaginável para a grande maioria das regiões de São Bernardo. Nesta parceria com a Sabesp estamos iniciando a perfuração de mais um poço artesiano, com novas adutoras, e o fim do caminhão-pipa, que ficará no passado dos moradores. Esse problema será solucionado, trazendo esse bem, direito de todo cidadão”, destacou o prefeito Orlando Morando.
O levantamento atual aponta que o poço, hoje em operação, fornece 8 litros de vazão de água por segundo para as residências do bairro Santa Cruz. A nova interligação planejada – localizada próxima à Estrada do Matarazzo -, que alcançarão os lençóis freáticos do local, resultará em mais 15 litros de fluxo, totalizando em 23 litros por segundo.