Na próxima terça-feira (21), no Dia Mundial da Síndrome de Down, a Prefeitura de Santo André vai realizar uma festa de Carnaval fora de época que tem como intuito celebrar a data e reafirmar a importância da inclusão. Será a primeira edição do Carnadown, evento gratuito que será realizado a partir das 19h30 no Cine Theatro Carlos Gomes. O endereço é Rua Senador Fláquer, 110, no Centro.
“Escolhemos este dia tão importante para promover uma oportunidade de diversão e união para todas as famílias. A ideia é retomar a festa do carnaval dando uma nova oportunidade de aproveitar a festa e ao mesmo tempo celebrar o Dia Mundial da Síndrome de Down. Será um evento inclusivo, feito para todos, abraçando a luta de todas as pessoas com deficiência”, destacou o secretário da Pessoa com Deficiência, Jobert Minhoca.
A expectativa da organização é que o Carnadown reúna aproximadamente 300 pessoas para dançar ao som das tradicionais marchinhas de Carnaval.
Data – O Dia Mundial da Síndrome de Down é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que toda a população.
A data de 21 de março foi escolhida por representar a triplicação do 21º cromossomo que causa a síndrome, e foi oficialmente reconhecida pela ONU em 2011.
A Síndrome de Down é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. Foi descrita há 150 anos, quando John Langdon Down, em 1866, se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico com característica própria.
Estima-se que no Brasil ocorra 1 caso em cada 700 nascimentos, o que totaliza aproximadamente 270 mil pessoas com Síndrome de Down. No mundo, a ocorrência medida é de uma pessoa a cada mil nascidos vivos.