A campanha de vacinação contra a gripe, que terminaria nesta quarta-feira (31), foi prorrogada até o dia 30 de junho. Os moradores de Santo André com mais de seis meses de idade podem ser imunizados, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas 34 unidades básicas de saúde do município e, aos fins de semana, nos dois pontos de drive-thru montados na Craisa e no Carrefour Pedro Américo, das 8h às 18h.
“Com a queda de temperatura nesta época do ano, se torna ainda mais importante proteger a nossa gente contra a gripe. Estamos prorrogando a campanha para conseguir imunizar o maior número possível de munícipes”, destacou o prefeito Paulo Serra.
Apesar de a enfermidade, geralmente, causar apenas febre, espirros, nariz congestionado, cansaço e dores no corpo, casos mais graves podem afetar as crianças menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, podendo até levar à morte. A vacinação é eficaz em evitar a evolução da doença para estes quadros mais graves.
Até o momento, 104.202 indivíduos foram imunizados em Santo André, de um público-alvo composto por 676.010 pessoas. Para receber a vacina contra a gripe é necessário apresentar CPF e documento pessoal com foto.
Além do imunizante contra a doença, os pontos de drive-thru e as unidades básicas de saúde também estão abastecidos com as vacinas contra a Covid, inclusive com a bivalente, que protege contra as subvariantes mais preocupantes, e está liberada para todos os andreenses com 18 anos ou mais, desde que tenham recebido duas doses convencionais do imunizante contra o Coronavírus, sendo a última com intervalo de quatro meses.
Os dois pontos em formato drive-thru na Craisa (Avenida dos Estados, 2.195, em Santa Teresinha) e no Carrefour (Avenida Pedro Américo, 23, na Vila Humaitá) funcionam apenas aos sábados e domingo, das 8h às 18h, sem necessidade de agendamento.