A Prefeitura de Santo André lançou nova edição de uma cartilha sobre o universo das pessoas com deficiência (PCD). A publicação apresenta dicas para tornar a comunicação mais leve, respeitosa e atenta às particularidades de cada indivíduo, tira dúvidas sobre termos corretos e levanta reflexões sobre o relacionamento entre pessoas de características diversas.
“Tivemos o cuidado de elaborar uma versão que traz as mesmas informações fundamentais sobre legislação, resoluções e normas técnicas, mas também mais tópicos sobre conceitos referentes ao cotidiano PCD, orientações detalhadas sobre os termos e siglas e mais dicas de convivência”, explica o secretário da Pessoa com Deficiência, Ivo de Lima.
A cartilha será distribuída em espaços e ferramentas públicas e pode ser acessada também no site da Prefeitura de Santo André (https://web.santoandre.sp.gov.br/arquivos/[af]_cartilha_pessoa_deficiencia-2_29025110.pdf).
A primeira versão da cartilha foi lançada em 2021 e agora uma nova edição foi elaborada, com orientações ampliadas e atualizadas. O lançamento da nova publicação ocorreu na última terça-feira (27), durante a palestra “Capacitismo e a Lei Brasileira de Inclusão”, realizada no Salão Burle Marx, no prédio do Executivo. O evento fez parte da programação do Setembro Verde, mês da luta da pessoa com deficiência.
Palestra – Parte das informações referente à legislação que constam na cartilha foi apresentada na palestra pelo presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da 38ª Subseção de Santo André da OAB/SP, Ronaldo Menezes da Silva. Mestre em Direito na área de Direito das Relações Sociais e do Trabalho pela PUC/ SP, Silva destacou a importância da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que beneficia cerca de 45 milhões de brasileiros. O advogado tem deficiência física e utiliza cadeira de rodas.