A Prefeitura de Santo André ampliou as rondas nas escolas da cidade, realizadas pela GCM (Guarda Civil Municipal) em parceria com a Polícia Militar. Além disso, o município aumentou o monitoramento por imagens nas escolas da rede municipal, que já contam com 1,3 mil câmeras, instaladas em 95% das unidades.
Até o final do mês, serão instalados mais 200 equipamentos, o que levará à cobertura de toda a rede. Ainda em abril, portanto, a cidade contará com 1,5 mil câmeras em funcionamento nas escolas. As imagens são acompanhadas em tempo real no COI (Centro de Operações Integradas) por GCMs e policiais.
As ações fazem parte de um pacote de segurança anunciado nesta quinta-feira (13) pelo prefeito Paulo Serra. As medidas foram detalhadas em reunião do Comitê Integrado de Segurança realizada na sede do COI, com representantes das polícias Militar e Civil, além das secretarias de Educação e Segurança Cidadã.
“Praticamente todas as escolas estão cobertas com o monitoramento e conectadas ao Centro de Operações Integradas. Nós começamos essa medida de segurança desde o ano passado e, neste momento, é um importante instrumento para tranquilizar os pais”, destaca o prefeito Paulo Serra.
Também faz parte do pacote de ações a criação de grupos permanentes de monitoramento e diálogo entre diretores, professores, funcionários e conselho de escola com a participação de pais e mães.
Outra medida é a ampliação do Com Viver Bem, programa já existente na cidade que disponibiliza psicólogos e apoio emocional para professores, alunos, equipes gestoras e a comunidade escolar.
Ainda como parte da série de ações está a instalação de botão do pânico em todas as unidades escolares e uma campanha de conscientização para que não sejam divulgadas ameaças e ataques nas redes sociais ou pelo WhatsApp. A recomendação é encaminhar todas as informações apenas para forças de segurança e autoridades.