Estão abertas as inscrições para jovens com idade entre 12 e 17 anos interessados em participar da terceira edição da oficina gratuita “Pequeno Cineasta” na Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) Aron Feldman. As matrículas podem ser efetuadas até a próxima segunda-feira (31) por meio do link http://acesse.santoandre.br/PequenoCineasta. As vagas são limitadas.
Composta por dez encontros presenciais, às terças-feiras (das 15h às 17h) de 1º de agosto a 3 de outubro, e um encontro em 23 de setembro (das 15h às 19h), a oficina é realizada a partir de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e a de Educação. Nas aulas, através de exercícios práticos com equipamentos profissionais, os alunos serão introduzidos no universo cinematográfico vivenciando as etapas do processo de filmagem desde a criação do roteiro, decupagem, operação de câmera, luz, arte, direção, som e montagem, para então produzir um curta-metragem.
A oficina “Pequeno Cineasta” é uma idealização da atriz, cineasta e produtora Daniela Gracindo, filha e neta de atores, que colocou em ação sua ideia de introduzir as crianças ao mundo do cinema quando reuniu um grupo de crianças e jovens para aprender a fazer filmes no estúdio onde trabalhava na produção do documentário em homenagem a seu avô paterno, “Paulo Gracindo – O Bem-Amado”.
Ao final da atividade, o processo de realização, making of, curtas-metragens e formato digital produzidos pelos alunos será exibido no Cine Theatro Carlos Gomes em sessão para convidados na 10a edição do Festival Internacional “Pequeno Cineasta”, que acontecerá neste ano. A exibição contempla produções não somente desta nova turma da Emia, mas também das três outras turmas que participaram das aulas realizadas ao longo deste ano na Emia e nos Cesas (Centros Educacionais de Santo André) Santo Alberto e Vila Floresta.