A prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, iniciou nesta quinta-feira, dia 06, a doação de alguns dos cachorros resgatados do canil clandestino do Jardim Caçula. Todos os pets já doados passaram pela castração gratuita, além de exames que comprovaram a saúde do animal.
Os demais estão em quarentena, onde passam por uma bateria de exames para identificar possíveis doenças e zoonoses, antes que sejam destinados para as adoções. A prefeitura conta com o apoio de clínicas veterinárias, ONGs, Instituições e Protetores Independentes para realizar o cuidado e destinação de todos os pets.
Hamilton Júnior foi um dos adotantes e dará uma casa nova a um Beagle, que foi um dos 64 animais salvos. “Nós vimos pelas redes sociais o caso que foi muito sério, assim que abriram as inscrições já ligamos para a equipe, nossa filha adora cachorros e eles vão se divertir muito juntos”, destacou.
Os mais de 500 cidadãos inscritos serão avaliados e entrevistados pela equipe do Meio Ambiente do município, para analisar o perfil ideal para o novo lar dos animais. Lembrando que, todos eles estarão castrados, vermifugados e vacinados, ou para o caso de filhotes terão garantia dos procedimentos de forma gratuita por parte da prefeitura, além disso, o grupo também realiza a microchipagem dos pets, evitando casos de maus-tratos, abandonos e fugas.
Doação – Devido à alta demanda de cuidados com esses 64 cães que estavam vivendo em situação de maus-tratos, a prefeitura segue arrecadando produtos para o cuidado com esses animais. Rações, vermífugos, anti-pulgas e produtos de higiene veterinária são as principais pedidas pela equipe ambiental responsável pelo caso.