A prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Turismo, vai inaugurar no próximo domingo, dia 19, o Centro Histórico e Literário Ricardo Nardelli (CHL). O evento faz parte das celebrações de 69 anos da Estância. No equipamento funcionará o Coworking Municipal, espaço compartilhado de trabalho, estudo e lazer, com internet gratuita, bem como o Espaço Flirp, em referência à feira literária que acontece anualmente na cidade, uma biblioteca e um café.
“No novo CHL a pessoa vai poder trazer o seu laptop, ligá-lo na tomada e trabalhar, estudar ou curtir um momento mais tranquilo”, destaca o diretor de Patrimônio Histórico, Marcilio Duarte.
No CHL também funcionará o Espaço literário Oswald de Andrade, o Centro de Documentação Histórica Iracema Mathias Roca e o projeto Sementeira FLIRP, como explica a secretária de Turismo, Helenice Arruda. “É um ambiente diferenciado que estará aberto aos munícipes para estudos, leitura e reuniões, onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer a história de Ribeirão Pires, do Grande ABC e até de São Paulo”, observa.
A inauguração será às 10h e no local haverá apresentação musical de quarteto de cordas.
Coworking Municipal – o espaço conta com estruturas para uso individual e mesas compartilhadas, com iluminação e tomadas, proporcionando para o usuário um ambiente onde é possível, trabalhar, descansar, escrever e ler.
Espaço Literário Oswald de Andrade – reservado para exposição de obras e relíquias doadas pela filha do escritor modernista Oswald de Andrade, homenageado na FLIRP 2022.
Centro Iracema Mathias Roca – reúne documentos históricos de Ribeirão Pires.
Acervo Roberto Bottacin – conta com obras bibliográficas marcantes de Ribeirão Pires, do Grande ABC e de São Paulo.
Projeto Sementeira FLIRP – o projeto reúne livros de todos os escritores que participaram da última edição da Feira Literária de Ribeirão Pires.