A transformação da Vila Vanguarda, às margens dos córregos Saracantan e Colina, deixou de ser sonho e virou realidade para os moradores da região. Nesta última quarta-feira (31/8), o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, entregou a primeira etapa de urbanização integrada do núcleo que, ao fim do processo, marcará a entrega de um bairro totalmente transformado.
As obras entregues consistiram na conclusão da canalização dos córregos, uma das principais etapas, além de pavimentação, construção de sarjetas, ciclovia e novo paisagismo. “É uma região que há décadas só ouvia promessa de gestores passados e que hoje finalmente está passando por uma profunda transformação. Antes das obras, a Vila Vanguarda se resumia a um núcleo habitacional com uma estrutura precária, às margens de um córrego aberto, e onde as pessoas e carros não conseguiam acessar direito. Agora, esses moradores terão moradia digna”, destacou o prefeito.
Morador da Vila Vanguarda desde o início dos anos 1990, o almoxarife Marcos Soares Souza, 56 anos, não escondeu a alegria de ver o bairro se transformar completamente. “Eu sempre acreditei que um dia alguma gestão ia se importar com a gente. Hoje, dá até orgulho trazer visita para nossa casa”, comemorou o cidadão, que carregava consigo um jornal datado dos anos 2000 que já retratava o sofrimento dos moradores antes das intervenções. “Sofríamos muito com as enchentes, quando o córrego transbordava, era muita sujeita e muitos ratos entrando dentro de casa”, afirmou.
INTERVENÇÕES – O pacote de urbanização total da Vila Vanguarda soma cerca de R$ 28 milhões em investimentos e envolveu ainda a entrega da sede própria do 6º DP da Polícia Civil, a construção do Centro Comercial Colina e do Centro Comercial Vanguarda. “Até dezembro deste ano, a população da Vila Vanguarda receberá um novo bairro”, assegurou o secretário de Habitação, João Abukater Neto.