O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, autorizou nesta última quinta-feira (8/9) o início dos trabalhos de limpeza e desassoreamento do Piscinão do Paço, obra símbolo do fim das enchentes no município e cujas intervenções visam a prevenção ao período de chuvas.
A limpeza será feita por uma empresa especializada, contratada pela Secretaria de Serviços Urbanos e os serviços vão durar 60 dias. O reservatório possui área de 15 mil metros quadrados e tem capacidade para armazenar 220 milhões de litros de água. A estimativa é a de que sejam retirados aproximadamente 450 caminhões de resíduos. “A prevenção sempre é o melhor caminho. Todos sabem o quanto trabalhei para terminar as obras do Piscinão do Paço assim que assumi a administração e é por isso que nossa preocupação em preservar o município das fortes chuvas é constante. Mas tem que ser uma responsabilidade conjunta e, por isso, também é importante que a população faça sua parte e descarte o lixo de maneira correta”, frisou o prefeito.
Para a execução da limpeza um canteiro de obras foi erguido em um trecho da Esplanada do Paço, com o objetivo de garantir a segurança dos operários e dos cidadãos durante os serviços. Para realizar os trabalhos, foram investidos cerca de R$ 350 mil.
HISTÓRICO – O Piscinão do Paço é um grande reservatório. A ferramenta conta com um túnel de 950 metros de extensão, seis metros de diâmetro e 18 metros de profundidade, que liga a galeria de interligação na Alameda Glória até o Paço Municipal. Tudo isso construído embaixo da esplanada do Paço, que conta com 24 mil metros quadrados. A obra foi entregue em agosto de 2019. Foram investidos R$ 353 milhões para a construção do reservatório.