Fonte:Fábio Martins/Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC
Novo trecho consiste em recapeamento asfáltico em mais de 1 quilômetro de extensão da via, importante eixo de ligação da cidade; investimento é de R$ 1,4 milhão
Em ampliação ao plano efetivo de melhoria da malha viária da cidade, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, autorizou nesta segunda-feira (22/4) o início imediato de mais uma etapa do Programa Asfalto Novo: a recuperação asfáltica de extensão completa da Avenida Pereira Barreto, uma das principais vias de ligação entre o município e Santo André, na região do bairro Baeta Neves. Um investimento no valor de R$ 1,4 milhão nestas intervenções, que visam proporcionar maior fluidez na mobilidade urbana local.
A medida, encampada pela Secretaria de Transportes e Vias Públicas, se estende desde a altura da Avenida Getúlio Vargas até próximo ao entroncamento com a Avenida Lauro Gomes, limite da divisa com Santo André, perfazendo trecho de pouco mais de 1 quilômetro – o primeiro trecho da via (divisa de Santo André em direção ao Paço) foi realizado em 2020. A etapa atual consiste, além da fresagem, troca do pavimento e execução de sarjetas, na implantação ou construção de 22 rampas de acessibilidade nas calçadas existentes no trajeto, bem como na adequação da sinalização viária.
“Importante eixo de acesso da cidade que será revitalizado, dentro do Programa Asfalto Novo. Já havíamos realizado o recapeamento do outro lado da via e, agora, começaremos neste sentido São Bernardo-Santo André, cumprindo compromisso de renovar o pavimento nos dois sentidos. Faremos o trabalho exclusivamente no período noturno devido à forte movimentação de veículos durante o dia. As obras vão deixar a Pereira Barreto novinha”, frisou o prefeito Orlando Morando.
A previsão é que os trabalhos na Avenida Pereira Barreto sejam concluídos no prazo de 30 dias. Implantado desde 2017, o Asfalto Novo se tornou o maior programa de recuperação da malha viária da história da cidade. O projeto já impactou 1.600 vias de São Bernardo, o equivalente a mais de 600 quilômetros de extensão em diversos bairros do município.
Titular da pasta de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, Delson José Amador acrescentou que a medida resulta em gama de benefícios à população e ao município. “A nova pavimentação traz segurança e conforto aos moradores e motoristas, além de valorização do bairro. Para a cidade, a ação garante economia ao erário com manutenção de vias, uma vez que reduzimos despesas com tapa-buraco.”
ASFALTO NOVO – As melhorias do Programa Asfalto Novo alcançaram, entre os bairros impactados, o Grande Alvarenga, Batistini, Rudge Ramos Paulicéia, Cooperativa, Parque Espacial, Alves Dias, Dos Casa, Centro, Demarchi, Nova Petrópolis, Ferrazópolis, Vila São José, Vila Gonçalves, Vila Euclides e Assunção.
VILA MARCHI – Em outro eixo da cidade, o prefeito Orlando Morando anunciou asfalto novo em mais quatro vias da Vila Marchi, região do Assunção, onde o programa atingiu praticamente a totalidade do bairro. Essa etapa inclui a Rua dos Cravos, Rua dos Crisântemos, Rua dos Jasmins e Rua Cristóvão Monteiro.
A estimativa é finalizar essa fase na Vila Marchi no período de 90 dias.