A Praça da Cidadania, ferramenta de esporte, lazer e educação inaugurado em 2019 no Jardim Santo André, está prestes a retomar sua rotina de aulas de qualificação, que já beneficiaram 1.434 andreenses. A partir de segunda-feira (13), começam as turmas dos cursos de cuidador de idosos, auxiliar administrativo, conserto e ajustes e informática básica. No dia 27, terão início as aulas de pizzaiolo.
Nesta terça-feira (7) quem esteve no local para conhecer a estrutura foi a primeira-dama do Estado, Cristiane Freitas, recebida pela primeira-dama andreense e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Serra, que recordou o fato de o equipamento ter sido o primeiro deste tipo a ser inaugurado em território paulista. A comitiva estadual percorreu as salas de aula e viu de perto o que é oferecido aos alunos.
As qualificações realizadas desde 2019 na Praça de Cidadania ocorrem por intermédio de parceria entre o Fundo Social de São Paulo (presidido por Cristiane Freitas), o Centro Paula Souza (que envia instrutores, material didático e insumos) e a Prefeitura de Santo André, por meio do Núcleo de Inovação Social. A média é de 110 alunos formados por mês.
Localizada a nove quilômetros do Centro da cidade, a Praça da Cidadania de Santo André conta com um conjunto de salas de aula para diversos fins (cabeleireiro, maquiagem, manicure, informática, corte e costura, entre outras), que também recebem cursos da Escola de Ouro Andreense. Por se tratar de uma grande área, permite ainda a realização de eventos e ações, como o Circuito Andreense de Empreendedorismo e o Castramóvel.
O espaço de 6 mil metros quadrados ainda possui um parquinho, aparelhos para atividades físicas para idosos, quadra poliesportiva, campo de futebol com gramado sintético, pista de corrida e árvores solares para o carregamento de aparelhos eletrônicos.