O artista plástico paulistano Marcos Garrot ganha, em novembro, duas exposições simultâneas na Pinacoteca Municipal, da Fundação Pró-Memória de São Caetano. As obras demonstram movimento e a energia presentes nas formas geométricas. A abertura das mostras “de Passagem” e “Marcos Garrot e a liberdade cuboconcreta” será no dia 10 (quinta-feira), às 19h30, com entrada gratuita. A visitação segue até 3 de fevereiro, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Iniciando sua quarta década dedicada à arte, Garrot tem formação clássica e experiência desenvolvida com peças tridimensionais. Nas palavras do crítico de arte Enock Sacramento, “a obra de Marcos Garrot assegura-lhe um lugar significativo entre os construtivistas brasileiros, que constituem um dos mais sólidos e competentes grupos de criadores do país”. Um de seus trabalhos de grandes proporções pode ser visto na Estação Santos-Imigrantes do Metrô, em São Paulo. A obra “Esfera”, de 2m de diâmetro, foi instalada em 2009 no local.
A exposição “de Passagem”, especialmente desenvolvida para a Pinacoteca de São Caetano, traz a plenitude do desenvolvimento artístico de Garrot. Seus estudos, desde 1980, geraram um exercício contínuo com o círculo, triângulo e quadrado, chegando à consciência de que as formas emitem energia e poder, no sentido da Geometria Sagrada.
Já em “Marcos Garrot e a liberdade cuboconcreta”, o escultor apresenta um conjunto de trabalhos que surpreendem pelo movimento e pela beleza, quebrando, através da magia, da arte, a aparente rigidez da forma do cubo – uma forma tridimensional pura e simples, coirmã da esfera. A série traz peças de 10cm x 10cm x 10cm, conectadas quatro a quatro, em 20 combinações.