A chuva que castigou o gramado do Distrital do Inamar, em Diadema, nesta terça-feira, dia 23, dificultou o jogo para Água Santa e Botafogo de Ribeirão Preto, mas não impediu que ao menos um gol saísse. Na bola parada, em cobrança de pênalti, o meia argentino Leandro Maciel deu ao Tricolor de Ribeirão Preto sua primeira vitória no Campeonato Paulista, em decisão polêmica da arbitragem.
Atual vice-campeão paulista, o Água Santa começou bem a temporada de 2024 vencendo o Red Bull Bragantino, fora de casa, pelo placar de 1 a 0, no último sábado, gol de Júnior Todinho. Já o Botafogo abriu o estadual recebendo o Santos, no Santa Cruz, e foi derrotado pelo mesmo marcador.
A etapa inicial entre as equipes foi truncada e o gramado molhado por conta da chuva dificultou bastante a vida dos atletas. O Botafogo teve uma grande chance no início do jogo com Alex Sandro, mas o atacante, que estava livre de marcação, cabeceou para fora. Em boa parte o jogo foi pegado, com poucas chances criadas. O Água Santa teve um pênalti marcado aos 32 minutos, mas o VAR interveio e mostrou impedimento do atacante na origem do lance.
A chuva deu uma trégua e o Água Santa agradeceu. O time da casa melhorou em campo ao espelhar o 3-4-3 do Botafogo, e começou a chutar mais ao gol de João Carlos. O Bota colocou mais a bola no chão e, na metade da etapa, voltou a ter o controle do jogo. Aos 32, conseguiu o pênalti em toque no braço de Rhuan na grande área. Na primeira batida, o goleiro Ygor Vinhas fez uma bonita defesa no chute do atacante Tiago Alves. O lance, porém, foi revisado pelo VAR, que viu invasão de jogadores do Netuno. Depois de confusão entre os atletas, a jogada voltou e o argentino Leandro Maciel bateu forte para definir o placar em 1 a 0 favorável ao Bota.
O Botafogo volta a campo já no sábado, dia 27, quando enfrenta o Red Bull Bragantino, às 17h15, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Já o Água Santa joga no domingo, dia 28, às 19 horas, contra o Santo André, no Estádio Bruno José Daniel.