A última edição do Moeda Pet neste ano acontece no sábado (10), das 9h às 13h, no Parque Central, em sistema drive-thru. Devido às festividades natalinas, a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Santo André foi antecipada em três semanas. Tradicionalmente a ação é realizada no último sábado do mês.
O programa, que foi transformado em lei no mês passado, promove a troca de um quilo de garrafas PET por um quilo de ração para cães e gatos. Vale lembrar que cada quilo equivale a 20 garrafas de dois litros, 26 de um litro ou 36 de 600 ml. Cada participante pode levar até três quilos de ração para casa por CPF presencial, ou se preferir, pode doar no local para as ONGs cadastradas.
Em 30 edições realizadas desde dezembro de 2019, já foram retiradas mais de sete toneladas de ração animal pelos 3,2 mil andreenses que prestigiaram os eventos e levaram quase 206 mil garrafas PET.
São aceitas apenas garrafas de água, refrigerante ou que tenha na composição o plástico PET. É necessário que todas estejam limpas e secas.
A arrecadação do material feita no programa é encaminhada para as cooperativas do Aterro Municipal de Santo André e vendida posteriormente para beneficiar as famílias cooperadas com geração de renda, contribuindo desta forma com o meio ambiente e a inclusão social.
O Moeda Pet também tem compromisso com a educação ambiental. Ao longo da troca, para os andreenses que participarem, é destacada a importância do bem-estar animal e guarda responsável, principalmente em relação à doação de ração que garante a alimentação de qualidade aos animais.
O programa conta com a parceria do Dr. Vet Hospital Veterinário. A ação tem a participação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, Departamento de Vigilância à Saúde, Banco de Rações do Fundo Social de Solidariedade e Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).
O Parque Central fica na Rua José Bonifácio, na Vila Assunção.