Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires/Departamento de Comunicação.
Torneio que reúne rede de cuidado à saúde mental de diversas cidades do Estado de São Paulo terá início no próximo dia 26
Usuários e profissionais do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Ribeirão Pires participam da 23° Copa Inclusão, que acontece no SESC Itaquera, em São Paulo, no dia 26 de junho. Cerca de 30 pacientes da unidade adulto e AD estão inscritos no evento tradicional que reúne diversos serviços de saúde mental do Estado de São Paulo. Com partidas uma vez por mês, a equipe de Ribeirão Pires participa da modalidade de futsal.
A Copa da Inclusão é uma das propostas do cuidado em liberdade, princípio da Reforma Psiquiátrica, que versa sobre a necessidade e importância da integração dos pacientes acometidos por transtorno psiquiátrico na sociedade.
O psicólogo do CAPS Adulto de Ribeirão Pires, Mathias Gabriel Quirino, destaca os benefícios que a prática leva aos pacientes. “A Copa Inclusão favorece na integração dos pacientes à sociedade, promoção do entretenimento ajudando no bem-estar que é um dos pilares do cuidado à saúde mental”, disse o profissional.
O torneio é realizado pela ONG Sã Consciência, há mais de 20 anos, com a proposta de unir trabalhadores e usuários dos serviços de saúde mental para uma construção coletiva de um cuidado extramuros
—