Em cerimônia realizada neste domingo (26/6), prefeito de São Bernardo e governador do Estado autorizaram início das obras do Viaduto Estaiado Robert Kennedy e oficializaram a implantação do primeiro AME da cidade
Domingo de felicidade e realização de sonhos para moradores de oito loteamentos localizados às margens da Represa Billings, na região do Alvarenguinha, em São Bernardo. Juntos, o prefeito Orlando Morando e o governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciaram o início do processo de urbanização integrada da área, que engloba os núcleos Parque Ideal I e II, Novo Horizonte I e II, Parque dos Químicos, Nova América, Chácara e Cruzeiro do Sul.
Com investimento total de R$ 75 milhões, a urbanização integrada do Alvarenguinha engloba desde obras de saneamento, contenção de encostas, pavimentação, regularização fundiária, lazer completo, além de recuperação ambiental do manancial. Conforme explica o prefeito Orlando Morando, as melhorias beneficiarão 5.000 moradores do entorno, em área de 48,5 hectares.
Em seu discurso, o governador Rodrigo Garcia destacou o impacto que a urbanização do Alvarenguinha fará não apenas para a população de São Bernardo, mas do Estado todo. “Essa é a quarta vez que visito São Bernardo e isso é reflexo do trabalho que temos feito em prol da população. Essa é uma obra que vai beneficiar São Paulo como um todo, já que colaborará para a recuperação da Represa Billings, que é a grande caixa de água do nosso Estado. A licitação será publicada nesta semana e nossa expectativa é a de que dentro de 15 meses as obras estejam concluídas”, afirma.
INTERVENÇÕES ESTRUTURAIS – O pacote de melhorias para a região do Alvarenguinha prevê, entre as melhorias estruturais, implantação de redes de água e esgoto, contenção de taludes, pavimentação e drenagem, canalização de córrego, construção de novas vias e paradas de ônibus, além de regularização fundiária dos lotes.