Jovens, adultos e idosos terão a oportunidade de aprender sobre grafite, fotografia e escultura através de oficinas que trarão ainda discussões sobre cidadania e a necessidade de cuidarmos do espaço público comunitário. Este é um dos principais intuitos do projeto ‘Sonhos no Ar’ que, entre o fim de novembro e o início de dezembro, trará cursos gratuitos para público a partir dos 15 anos. A ação é realizada via Lei de Incentivo à Cultura, pensada pela Numen Produtora e patrocinada pela Braskem, com o apoio da Prefeitura de Santo André.
O projeto tem como objetivo a economia circular, a sustentabilidade e a educação ambiental. As inscrições vão até sábado (19). A programação prevê, nos dias 29 e 30, uma oficina de fotografia, com encontros na Escola Estadual Joaquim Lúcio e turmas em dois horários.
Durante esta oficina de fotografia, os alunos vão se deparar com temas como a história do objeto e sua importância para a sociedade, seus desdobramentos até os dias atuais, a câmera escura, as diferenças entre as câmeras profissionais e de celular e técnicas básicas de captação de imagem, tratamento e edição.
Entre 5 e 9 de dezembro, na Praça Alzira Franco, serão realizadas as oficinas de escultura cenográfica e de grafitagem. Durante a primeira os participantes farão uma apresentação artística no espaço público a partir da instalação de elementos tridimensionais de caráter estético-funcional como, por exemplo, paraciclo, cabine para troca de livros, arquibancada para plantas, rede coletiva, estrutura de sombreamento, placas informativas etc
Já na segunda oficina, de grafitagem, serão feitas atividades com cor em pontos estratégicos da praça. Está prevista a elaboração de uma pintura principal, que poderá ser um mural, caso haja parede disponível, ou ação de interferência nas calçadas e bueiros. Também serão pintados alguns dos objetos já existentes no local, assim como os novos elementos construídos pela oficina de escultura.