Nesta segunda-feira (12), 100 novos GCMs (Guardas Civis Municipais) de Mauá começaram o curso de formação. Os agentes foram aprovados no processo seletivo promovido pela Prefeitura, iniciado em 2022 e passaram por prova teórica, teste de aptidão física, além de investigação social para levantamento de possíveis antecedentes. A aula inaugural foi no auditório da Uninove (Universidade Nove de Julho), na região central do município e contou com a presença do prefeito Marcelo Oliveira, dos secretários de Segurança Pública, Coronel Hervando Luiz Velozo, de Educação, José Luiz Cassimiro, e vereadores, além de representantes das polícias Civil e Militar.
A gestão de Marcelo Oliveira estuda a possibilidade de convocar mais 116 aprovados no concurso em janeiro de 2024. O intuito é dobrar o efetivo de GCMs em relação ao encontrado em janeiro de 2021.
Durante os próximos três meses, os participantes receberão aulas de 33 disciplinas, em oito módulos, que vão somar carga horária de 84 horas para que estejam aptos a atuarem nas ruas de maneira cidadã e apoiando as iniciativas de segurança pública empregadas pelo governo estadual. Ao todo, mais de 50 profissionais trabalharão como instrutores, entre GCMs e também policiais civis.
“Em 2021, quando assumimos o governo, por lei e devido à pandemia, não podíamos ampliar o quadro de servidores. Então não pudemos abrir antes esse processo seletivo. Hoje vocês estão aqui, iniciando esse processo de formação para atuarem pelo bem de Mauá. É um dia histórico para todos nós”, destacou o prefeito Marcelo Oliveira, que também ressaltou a importância de ter 50% do novo quadro de GCMs composto por mulheres. “Pela primeira vez na história da cidade, a corporação tem uma mulher no comando e é um motivo de muito orgulho ver o espaço ser preenchido por todas vocês”, elogiou.