Na manhã desta sexta-feira (14), parlamentares russos aprovaram por pela maioria uma lei que impede procedimentos de caráter sexual e a adoção de crianças por pessoas transexuais, em um período exageradamente conservadorista da sociedade russa.
“Esta decisão protege nossos cidadãos, nossas crianças”, disse no Telegram o presidente da Câmara Baixa do Parlamento (Duma), Viacheslav Volodin. Duma declarou ainda que a deliberação veta “qualquer intervenção médica” para mudança de gênero, especialmente as cirurgias e tratamentos hormonais. Também será proibido a alteração de sexo nos documentos de identidade.
O texto ainda prevê que em casos especiais, devem ser analisados por um comitê, que permitem procedimentos em circunstâncias como a de “doenças congênitas” em crianças durante a formação de seus órgãos genitais.
Ainda de acordo com Duma, os indivíduos transgênero também serão impedidos de ter filhos ou adotar crianças na Rússia. Além disso, os matrimônios que tiverem a presença de uma pessoa trans serão “anulados” após a regulamentação da lei.