Atualização deve ser feita a cada dois anos pelas famílias beneficiárias
Todas as famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) precisam, a cada dois anos, ou a cada mudança de qualquer uma das informações prestadas, atualizar seus cadastros. Para as famílias beneficiárias de programas sociais, a falta de atualização pode resultar no bloqueio e até mesmo no cancelamento dos benefícios.
Por isso, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, tem empregado esforços para atualizar os cadastros das famílias, com foco especial naquelas que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza, que compõem o público-alvo prioritário para os programas sociais, cuja perda dos benefícios pode agravar as situações de vulnerabilidade social enfrentadas.
“É muito importante esta atualização para que as famílias não tenham os benefícios bloqueados ou suspensos. Independentemente de haver ou não algum dado a ser alterado, ela deve ser realizada a cada dois anos. Pode ser feita diretamente pelo munícipe pela internet ou, quando houver alteração, em um de nossos equipamentos sociais, como os Cras”, destaca o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir.
Dentre as ações implementadas, a Prefeitura tem realizado mutirões de cadastramento aos finais de semana. As equipes das unidades de Cras foram ampliadas para atender toda a demanda existente, também possibilitando a antecipação dos agendamentos realizados anteriormente por ocasião da pandemia.
No próximo sábado (23), um mutirão de cadastramento ocorrerá no Cras Alzira Franco, das 9h às 15h. O endereço é Rua Amapola, s/n, no Jardim Alzira Franco. A agenda dos demais mutirões, assim como das unidades móveis de cadastramento, será divulgada no site web.santoandre.sp.gov.br/cadunico. É importante que os cidadãos fiquem atentos à divulgação, que ocorrerá também por meio de carro de som, mensagens de WhatsApp, cartazes e folders espalhados pelo município.