Cidade foi finalista na etapa nacional do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae, que ocorreu nesta terça-feira, na sede nacional da instituição, em Brasília
Após ficar em 1º lugar na fase estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – Mario Covas na categoria “Desburocratização”, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, participou, nesta última terça-feira (28), da etapa nacional da premiação, que ocorreu na sede da instituição, em Brasília.
“Mais um reconhecimento que levamos para casa. Santo André está entre as 20 cidades do País com melhor ambiente de negócios para se empreender. Desempenho que nos dá muito orgulho da nossa cidade, da nossa equipe e da nossa gente. Emprego e renda sendo criados a partir da desburocratização dos processos”, destacou Paulo Serra.
O programa é formado por três iniciativas principais: o Obra Fácil, que já licenciou mais de 2 milhões de metros quadrados de obras na cidade de forma 100% digital; o Redesim/VRE Santo André, que licencia de forma digital e automática cerca de 98% das solicitações de alvará de funcionamento; e o Santo André Cidade 5G, que promoveu melhorias legais e processuais com a atualização da legislação de antenas e infraestrutura para telecomunicações.
Os prefeitos concorreram com projetos em oito categorias: Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Marketing Territorial e Setores econômicos
Inovação e Sustentabilidade; Cooperação e Governança Regional e Cidade Empreendedora.
Ainda segundo dados divulgados pela instituição, o evento desta última terça celebra os 20 anos da iniciativa e comemora os 50 anos do Sebrae. Desde 2001, o Prêmio é realizado com o objetivo de reconhecer os gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de projetos que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública local.