O Moeda Pet, realizado tradicionalmente no Parque Central todo último sábado do mês, desta vez acontecerá neste domingo (25), das 9h às 13h, em formato drive-thru. A alteração faz parte da programação especial do Junho Verde em Santo André. O programa faz a troca de um quilo de garrafas PET por um quilo de ração.
Também neste domingo, das 10h às 15h, o local recebe mais uma edição da feira de adoção “Eu amo, eu adoto”.
Cada quilo de resíduos entregues no Moeda Pet equivale a 20 garrafas de dois litros, 26 de um litro ou 36 de 600 ml. O material precisa estar limpo e seco. Em maio foi registrado recorde de arrecadação desde a criação do programa, em dezembro de 2019. No mês passado foram trocados 15 mil recipientes por 750 quilos de ração para 210 pessoas. Cada andreense pode levar para casa até 3 kg de alimento para cães e gatos ou doar para ONGs cadastradas.
O material arrecadado é encaminhado às cooperativas do Aterro Municipal de Santo André. Além de contribuir com o meio ambiente através da reciclagem, a ação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, do Departamento de Vigilância à Saúde, do Banco de Rações, do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e do Dr. Hato Hospital Veterinário visa a educação ambiental e a inclusão social.
“Nosso programa tem o condão de retirar plástico das ruas e dar uma destinação correta aos recicláveis. De quebra , geramos renda para os cooperados e distribuímos ração para os tutores e protetores da causa animal”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.
O Parque Central fica na Rua José Bonifácio, s/n, na Vila Assunção.