Encerrando o ano com mais uma conquista para a gestão de resíduos sólidos de Santo André, o projeto Meu Condomínio Recicla, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), atingiu a marca de 400 condomínios que já aderiram à iniciativa.
A ação foi criada para melhorar a coleta de resíduos secos nos edifícios residenciais do município e, consequentemente, promover o aumento no volume de recicláveis que são efetivamente encaminhados para as cooperativas de triagem. Comparando os meses de início do projeto e o último mês de outubro de 2022, a autarquia registrou um aumento de 30% no volume de materiais coletados, ou seja, de 597 toneladas em junho de 2021, passando para 777 toneladas em outubro deste ano.
“O resultado alcançado neste um ano e meio de projeto superou as nossas expectativas. Além de contribuir com o meio ambiente, temos a possibilidade de ampliar o volume de resíduos encaminhados para os cooperados e aumentar a renda de cerca de 100 pessoas”, comenta o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.
Ao fazer a adesão ao Meu Condomínio Recicla, o edifício recebe a instalação de PEVs (Postos de Entrega Voluntária), equipamentos com saco de ráfia especialmente preparados para receber resíduos secos, e uma caixa de reciclagem para cada unidade condominial. A Semasa oferece ainda um selo de participação ao prédio, que pode ser fixado nos espaços comuns, permitindo que todos os moradores estejam cientes do trabalho e da importância da separação de resíduos.
O projeto integra uma série de ações e iniciativas realizadas pela Semasa e pela Prefeitura que estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Santo André está entre as cinco melhores cidades do Estado de São Paulo em qualidade e aderência às diretrizes e metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, segundo o último Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu). No ranking, o município figura ainda como a primeira da região do ABC e à frente da capital paulista.